O Brasil é conhecido pela exuberante natureza, fartura de matéria prima e as altas taxas de endividamento da população.

Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o número de famílias brasileiras com dívidas, atingiu em agosto de 2021 o índice de 72,9%. Existem diversos motivos que contribuíram para o aumento das taxas de inadimplência no nosso país, entre eles, a pandemia do COVID.

Mesmo com o auxílio oferecido pelo governo, famílias precisaram recorrer ao uso de cartão de crédito para complementar a renda. O total de endividados com cartão de crédito alcançou o patamar histórico de 80,5% no início de 2021.

O sistema de concessão de crédito no Brasil se diferencia de outros países. Nos Estados Unidos, por exemplo, não existe o parcelamento de compras no cartão, o saldo devedor precisa ser quitado integralmente no mês seguinte. No país norte americano é possível realizar o pagamento do mínimo, porém, com taxas exorbitantes. Já no Brasil, é possível comprar e parcelar dívidas em mais de 24 parcelas.

É importante entender que grande parte da população brasileira não foi educada financeiramente, talvez, somado à falta de emprego, esse fator contribuiu de maneira significante para o aumento das taxas de endividamento da população.

Segundo dados do Portal G1, mesmo apontando para a queda da taxa de desemprego, o Brasil é o 4ª país com maior número de desempregados em comparação com as outras 40 economias analisadas na pesquisa.

É impossível prever o futuro do COVID no Brasil e no mundo, mesmo assim, é necessário criar estratégias e soluções para combater os índices de inadimplência para que nossa economia volte a se movimentar de forma saudável.

Mudar toda uma cultura de consumo desenfreado parece ser uma missão impossível, mas influenciadoras como Nathalia Arcuri e Nath Finanças estão conseguindo educar a população, mesmo que com passos pequenos. Também existem aplicativos de controle de gastos pessoais e softwares de cobranças que podem ajudar a amenizar o impacto da inadimplência na vida de pessoas e empresas.